Dos videogames para o cinema: veja 7 jogos que se tornaram filmes

Os jogos de videogame conquistam, a cada dia, novos fãs e com isso as desenvolvedoras planejam continuações ou lançamentos de DLC’s que aumente a qualidade do game. Porém, esses feitos não têm apenas conseguido com que os jogos tenham uma longa vida, mas sim tem feito com que eles saiam dos consoles e cheguem as telas dos cinemas.

Aproveitando do crescimento do mundo dos games, diretores e produtoras de cinema, resolveram apostar nessa modalidade para lançar filmes que contem a história de jogos ou que retratem o mesmo universo em que se passam os games.

Devido aos nomes dos filmes, e por lembrar os jogos, os vídeos atraem diversos fãs, sejam eles públicos novos ou mais velhos. Entretanto, será que todos os filmes de jogos de console agradam os amantes de videogames?

Confira abaixo 7 jogos de videogames que se tornaram filmes:

7. Super Mario Bros (1993)

Apesar do título e da marca forte, o filme “Super Mario Bros” não recebeu boas críticas dos especialistas e dos amantes dos jogos da série (Foto: Reprodução)
Lançado em 28 de maio de 1993, nos Estados Unidos, o filme “Super Mario Bros” atraiu fãs do mundo todo. Na época do lançamento, dificilmente os amantes de videogame acreditariam que Mario, Luigi, Princesa Peach e Bowser seriam protagonista de um filme, e por isso, o vídeo chamou atenção. Contudo, o filme não fez jus a temática dos jogos. Com um enredo estranho, onde os personagens principais atuam em uma dimensão paralela, em que os dinossauros estão vivos e possuem a mesma consciência que os seres humanos, o vídeo recebeu diversas críticas, e por isso, a produção acabou tendo o lado financeiro abalado. Entretanto, apesar da péssima aprovação dos especialistas, o filme foi aceito por um determinado nicho, que produziu um site e uma sequência para ele em quadrinhos.

6. Street Fighter (1994)

O filme Street Fighter, lançado em 1994, não conseguiu ter o mesmo sucesso dos games (Foto: Reprodução)
Um dos jogos de luta mais escolhidos pelos fãs de videogame, porém, é difícil encontrar que tenha a mesma opinião sobre o filme que se baseou na série. Apesar de usar os mesmos personagens do game, o filme não aproveitou as mesmas histórias e roupas dos protagonistas, e isso irritou os amantes de videogame e cinema. Porém, apesar do insucesso, o filme conseguiu arrecadar US$ 99, 423, 521. De acordo com um dos maiores sites de cinema do mundo o Internet Movie Database (IMDB), o filme recebeu a nota 3,8, de 10, pelos críticos.

5. Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)

O filme Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo é considerado um dos melhores filmes baseado em jogos de videogame (Foto: Reprodução)
O filme “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, lançado em 2010, é considerado um dos melhores filmes, baseados em jogos de videogame, já lançados, porém, poderia ter sido muito melhor. Com atores renomados, como Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton e Ben Kingsley, o filme retratou a história de um dos melhores jogos da franquia: “The Sands of Time”. Entretanto, ao usar diversos efeitos especiais, prejudicou a estrutura do vídeo. Contudo, o filme recebeu nota 6,6 pelos críticos, segundo o IMDB.

4. Assassin’s Creed (2016)

Lançado em 2016, o filme “Assassin’s Creed” dividiu a opinião dos fãs da série de videogame (Foto: Reprodução)
Apesar de possuir um dos melhores elencos entre os filmes que se baseiam em jogos de videogames, o filme “Assassin’s Creed”, lançado em dezembro de 2016, não conseguiu receber boas notas dos críticos de cinema e divide opinião entre os fãs da franquia. O roteiro não seguiu de forma correta os enredos dos jogos, como o embate entre assassinos e templários, o poder da Maçã do Éden e o funcionamento do Animus. Um dos pontos positivos da produção e do filme é a forma como os personagens da história foram apresentados, fazendo jus a franquia lançada aos videogames. O filme mostra a personalidade dos protagonistas por meio de imagens descritivas, que realça as características de cada um.

3. Mortal Kombat (1995)

O filme “Mortal Kombat” surpreendeu todos os fãs da franquia e atraiu diversos espectadores (Foto: Reprodução)
O filme “Mortal Kombat”, lançado em 1995, conseguiu reunir personagens, cenário e roteiro encontrados nos jogos da franquia, e por isso, é considerado um dos melhores filmes baseados em games. Além disso, outros pontos que chamaram a atenção dos fãs da série, são a trilha sonora e os efeitos especiais, que surpreenderam positivamente todos. Entre as cenas que detalham essa produção estão o momento que Scorpion persegue Johnny Cage com a lança do personagem e também o desenvolvimento do monstro Goro, que possui quatro braços. Devido ao sucesso do primeiro filme foi lançado “Mortal Kombat: Aniquilação”, em 1997, mas o vídeo não conseguiu ter o mesmo êxito.

2. Terror em Silent Hill (2006)

Além dos efeitos especiais e visuais, o filme “Silent Hill” surpreendeu os fãs com a trilha sonora (Foto: Reprodução)
Lançado em 2006, o filme “Terror em Silent Hill” entra como segundo melhor filme já feito baseado em jogos de videogame na lista do blog World Games. Apesar de ter adaptado a história dos games, o filme conseguiu impressionar todos os espectadores com os efeitos especiais e visuais, e trilha sonora. Além do enredo e dos jogos, as músicas do filme atraíram os fãs. Com a mesma trilha sonora dos jogos “Silent Hill”, “Silent Hill 2”, “Silent Hill 3” e “Silent Hill 4: The Room”, o vídeo surpreendeu positivamente os amantes da franquia.

1. Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

Devido ao sucesso do primeiro filme, “Resident Evil” teve cinco sequências (Foto: Reprodução)
Em primeiro lugar da lista está o filme “Resident Evil: O Hóspede Maldito”, laçado em 2002. Apesar de não trazer os mesmos personagens dos jogos e não apresentar a mesma história, o filme fez uma adaptação e conseguiu atrair diversos fãs. Com efeitos especiais chamativos para a época, o filme conta a história de Alice, uma mulher que perdeu a memória, e sem saber o motivo, foi cercada pelo exército da Umbrella Corporation. Após ser detida, Alice é levada para a “Colmeia”, um laboratório subterrâneo de pesquisa. No local, ela enfrenta zumbis e armas biológicas. Devido ao sucesso do filme, foram lançadas mais cinco continuações: “Resident Evil 2: Apocalipse” (2004), “Resident Evil 3: A Extinção” (2007), “Resident Evil 4: Recomeço” (2010) e “Resident Evil 5: Retribuição” (2012) e “Resident Evil 6: O Capítulo Final” (2016).

Nenhum comentário